Governo mantém posição em relação ao veto de emendas parlamentares, afirma Randolfe!

Governo mantém posição em relação ao veto de emendas parlamentares, afirma Randolfe!

O líder do governo federal no Congresso, Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP), afirmou nesta segunda-feira (19) que é fundamental a manutenção do veto de R$ 5,6 bilhões a emendas parlamentares. A afirmação foi feita depois de reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para tratar da pauta legislativa do governo federal para este ano.

O governo mantém posição [de manutenção] em relação ao veto”, disse o senador a jornalistas na saída do Ministério da Fazenda. “Dentro do esforço fiscal, é fundamental a manutenção desse veto.”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou as emendas no fim de janeiro, ao sancionar o Orçamento de 2024. A decisão causou atritos entre o governo federal e parte dos parlamentares. Nesta terça-feira (20), a Comissão Mista de Orçamento (CMO) deve se reunir para debater os vetos.

pós o encontro com Haddad, também afirmou que o “governo mantém a mesma linha, de perseguir o déficit [primário] zero” neste ano, conforme estabelecido pelo arcabouço fiscal. Ele destacou a importância de não “brincar com as contas públicas” na primeira metade de 2024. Já na segunda metade do ano, de acordo com o senador, haverá “margem maior” fiscal, por causa do provável início de corte dos juros nos Estados Unidos.

“Não podemos brincar com as contas públicas no primeiro semestre”, disse. “Chegando ao segundo semestre, os juros do Federal Reserve (banco central americano) deverão ter um impacto positivo na nossa economia, e teremos margem maior.”

 

FONTE; VALOR.GLOBO

Veja também: