O Tribunal de Contas da União (TCU) vai lançar em 2024 uma ferramenta para que os cidadãos consigam consultar o detalhamento de emendas parlamentares e transferências de recursos da União para estados, municípios e organizações não governamentais. O anúncio foi feito na semana passada durante uma sessão tocada pelo presidente da Corte, Bruno Dantas.
O chamado Painel de Análise de Dados de Transferências da União está previsto para ir ao ar no mês de julho e vai reunir, segundo a Corte, dados de emendas individuais, de bancada, de comissão e de relator-geral, aprovadas a partir de 2015, inclusive as chamadas emendas PIX (transferências especiais).
Na ferramenta será possível consultar, por exemplo, o caminho percorrido pelas emendas – desde o parlamentar autor do pedido no Congresso Nacional até a entrega ao beneficiário final das transferências, ou seja, pessoas físicas ou jurídicas que receberam pagamentos.
O TCU também prevê colocar no ar a segunda etapa do Radar Fiscal, uma ferramenta desenvolvida para o público interno com o objetivo de alertar a sociedade e o Congresso Nacional sobre riscos fiscais aos quais o país está exposto. Com a primeira etapa da implementação concluída em 2023, os auditores já podem utilizar o painel para verificar o cumprimento de limites de pessoal dos órgãos federais e das regras da Lei de Responsabilidade Fiscal relacionadas à dívida, ao crédito e às garantias.
FONTE; GAZETA DO POVO